top of page

REUNIÃO DA COMISSÃO DIOCESANA 29 DE OUTUBRO DE 2016


No dia 29 de outubro de 2016 a Comissão Diocesana de Jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular da Diocese de Guarabira, se reuni na Casa do Bom Samaritano em Pirpirituba – PB as 14h00 com intuito de cumprir a agenda anual de reuniões da pastoral. Estiveram presentes nesta reunião Paula (CDPJMP, Caiçara), Márcio (CDPJMP, Caiçara), Thiago (CDPJMP, Cuitegi) Gustavo (CRPJMP, Duas Estradas). O objetivo era discutir a missão de articulação da Pastoral na cidade de Caiçara e programar o calendário da Pastoral para o ano de 2017.

A reunião inicia com Paula e Marcio descrevendo a situação da cidade de Caiçara, e os desafios que a igreja se encontra em manter seus membros reunidos e de se reunirem com frequência. Paula relata que o grupo Senhora e Rainha, o qual esteve a frente por quase 15 anos, hoje se mantem praticamente como um grupo de jovens litúrgicos, com assistência e papel na comunidade voltado a liturgia e eventos externos para a juventude, excluindo a prática de reuniões que possam de fato envolver a mística e espiritualidade da PJMP.

Diante da situação relatada a CD buscou nomes dos jovens que tiveram sua caminhada na pastoral mais recente para (re)acender a chama no intuito para que surja uma nova liderança. Para isso, pensamos no grupo de crisma que atua na cidade, a articulação partiria do dialogo com a responsável pelo crisma na cidade de Caiçara (Gorete) para que a CDPJMP pudesse fazer algumas intervenções com os jovens, mostrando um pouco de nossa mística e espiritualidade na reunião de crisma para que haja a tentativa de um encantamento dos jovens com a pastoral.

Ficou decidido então, que Paula e Márcio entrariam em contato com a coordenadora de Crisma (Gorete) para articular datas que possibilitem essa ação dentro do mês de Novembro, sendo, a primeira visita com a participação da CDPJMP como forma de se mostrar uma articulação diocesana, os demais encontros seriam distribuídos alguns membros para acompanharem esta nova cainhada da pastoral. Lembrando, o objetivo é para que se trabalha o símbolo de uma nova liderança entre os jovens.

O segundo ponto da pauta foi sobre o calendário 2017 da PJMP na diocese, a discussão girou em torno da volta do curso de formação Juventude Caminhando, composto por três etapas conhecidas como Juquinha, Juca e Jucão, que a dois anos já não é mais realizada pela diocese, já que acabou se tornando inviável pelo publico que a frequentava, chegamos a um ponto onde não tínhamos mais jovens para formar. Durante esses dois anos a proposta era de (re)articular as bases para que mais a frente pudesse voltar ao curso, pois bem, este ano a CD se aproximou desse planejamento e decidido nesta reunião o retorno do Juventude Caminhando, considerando a recente articulação com Casserengue, os jovens das cidades de Cuitegí e também Serra da Raiz e - já contando com o resultado da missão - os jovens de Caiçara.

A CD firmou algumas datas para serem levadas à assembleia diocesana, que estipula os eventos a nível de diocese para o ano seguinte, por tanto, foi decidido que apenas nossa assembleia (que sempre ocorre no inicio do ano) e a formação juventude caminhando entrariam neste calendário, ficando as datas mais exclusivas como DNO e DNJ como calendário da própria pastoral. O calendário ficou assim estabelecido.


Assembleia Diocesana da PJMP, 03 à 05 de Fevereiro, quem participa? CDPJMP, CDAPJMP, (Convite aberto para JP). Juquinha 19 à 21 de Maio quem participa? CDPJMP, CDAPJMP, (Convite aberto para JP), Jovens da base. Juca 14 à 16 de Julho quem participa? CDPJMP, CDAPJMP, (Convite aberto para JP), Jovens da base. Jucão 22 à 24 de Setembro quem participa? CDPJMP, CDAPJMP, (Convite aberto para JP), Jovens da base.


A construção desse calendário levou em consideração a proposta de nos tornarmos mais evidentes, principalmente nas cidades onde as bases são articuladas, foi pensado em como os encontros nas cidades eram mais prazerosos e aproximavam mais a juventude, em contrapartida, outros pontos foram destacados para serem discutidos na nossa assembleia diocesana, embora tenha-se pensado em realizar os encontros nas cidades que estão articuladas, fator como a falta de água no município pode levar a darmos um passo e decidirmos outro local mais frente.

As datas escolhidas entre os eventos têm dois meses de intervalo, com exceção da Assembleia Diocesana os demais encontros são preparados para acolher as novas juventudes das bases. Como a assembleia tem o papel deliberativo é importante que apenas membros mais veteranos estejam presentes, pela atual situação que a pastoral se encontra na diocese, por isso escolheu-se um espaço menor, porem que possa nos acolher, no caso o Bom Samaritano, em Pirpirituba. Diferente da Formação que precisa de um espaço mais amplo, inclusive para que se realize suas atividades.

O ultimo ponto da reunião foi o repasse do Regional que houve reunião no inicio do mês dia 08. A principal discussão na reunião do regional foi o evento, também em caráter de formação, para as Comissões Diocesanas do Regional NE2, que compreendem os estados do rio Grade do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O repasse foi a respeito das vagas, datas e local do encontro, ficou determinado a vaga de sete pessoas por diocese (incluindo os representantes das demais instancias CR e CN), o encontro que, antes era previsto para ser realizado em João Pessoa, foi realocado para Aldeia – PE a (Casa dos Oblatos) entre os dias 13 e 15 de Janeiro de 2017, a prioridade dessa formação é para as Comissões diocesanas, ficando em acordo, os quatro membros presentes nesta reunião já tendo garantido suas vagas como representes de nossa diocese. A taxa para inscrição ficou no valor de R$ 35,00 mais alimentação já distribuída, 5¹/2 de macaxeira.

MEUS POSTS DESTACADOS

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page